COMO VIVE OS CRIADORES DE ANIMES


     Muito diferente do que se imagina a vida de um mangaká (desenhistas de mangás) não é fácil, o que eles buscam é deixar algo que eternizem suas obras, não pelo dinheiro nem a fama.

  • 1 # CADA UM NO SEU QUADRADO

     No Japão, estima-se que há mais de 6 mil mangakás, quase todos em Tóquio. Cada um tem um cronograma de trabalho bastante puxado. Para dar conta do ritmo de publicação semanal, os artistas trabalham mais de 15 horas por dia, sete dias por semana, com tempo apenas para dormir e comer.

  • 2 # TRABALHO EM EQUIPE

     Geralmente, o mangaká não trabalha sozinho. Seu principal parceiro é o roteirista, que desenvolve o enredo e atua junto ao artista na criação dos “names”, que são os esboços do mangá numa página com roteiro e desenho. Por isso, o contato desses dois profissionais é praticamente diário – muitos chegam até a morar no estúdio de criação.

  • 3 # REUNIÃO COM O CHEFE

     No Japão, para ser considerado um mangaká “de verdade”, o artista precisa publicar sua história em pequenos capítulos numa revista importante, como a semanal Shonen Jump. Nesse caso, entra em ação o editor, um tipo de gerente que faz a ponte entre o mangaká e a editora. Toda semana, o editor se reúne com a equipe para discutir o trabalho.

  • 4 # A VOZ DO POVO…

     O trabalho do editor é orientado pelo ranking Table of Contents (ToC), uma avaliação feita pelos leitores. Com esse feedback, a editora pode decidir mudar a história do mangá ou até cancelá-lo. Sagas que não seguem um enredo principal e personagens que mudam de poderes são indícios disso.

  • 5 # ADEUS, VIDA SOCIAL

     A rotina pesada faz com que o mangaká não tenha quase nenhum tempo livre. O único descanso é durante a Golden Week, uma semana entre abril e maio em que são agrupados quatro feriados. Eiichiro Oda (One Piece) não tratou uma amigdalite para trabalhar e acabou obrigado a ficar de molho por duas semanas.

  • 6 # A FAMA NÃO É NADA

     No mercado japonês, mesmo quem já tem fama e grana não larga o osso (ou melhor, o nanquim). Nobuhiro Watsuki, por exemplo, de Samurai X, ainda labuta 16 horas, todo dia. Já Oda, que foi assistente de Watsuki e hoje é celebrado por One Piece, declarou que dorme só três horas por dia.

  • 7 # SEM PARAR

     Um mangá semanal de sucesso é publicado durante anos. O mais longo ainda em atividade é Kochikame, criado em 1976 por Osamu Akimoto. Dragon Ball, um dos mais populares, foi serializado durante 11 anos. Agora imagine passar esse tempão desenhando de 20 a 26 páginas por semana, que é a média de cada capítulo.

  • 8 # AJUDINHA DOS BROTHERS

     Em geral, o mangaká só faz sozinho o One Shot, espécie de “episódio piloto” para medir o sucesso do mangá. Se agradar, a história começa a ser publicada toda semana e o criador passa a contar com assistentes para ajudar. Tornar-se um assistente de mangaká é uma das principais formas para começar no meio.


FONTE ILUSTRADA
FONTE https://super.abril.com.br
FONTE: https://super.abril.com.br/