Entrevistada por John Koetsier, Laura Miele,compartilhou na Web Summit a sua opinião, com base no ano de grande crescimento da indústria de jogos, e a importante do entretenimento que Hollywood vem diminuindo. Visto que a Netflix tem sua competição não com HBO ou Disney+, mas sim o Fortnite e outros jogos, que sempre esta nos televisores das salas de estar.
Em mais de 22 anos com a EA Laura Miele é a Diretora dos Estúdios e lidera os estúdios mundiais da EA. estúdios que trabalha em alguns dos jogos mais populares do mercado, incluindo Battlefield, Star Wars, Need for Speed, o portfólio da EA SPORTS, The Sims, Bejeweled e Mass Effect. Laura está no conselho da Fundação da Comunidade do Vale do Silício e também lidera o Women’s Ultimate Team da EA, para promover a diversidade e igualdade de gênero dentro e fora da empresa.
MERCADO ATUAL COM TODOS OS PESARES
Apesar do bom desempenho devido à COVID-19, há agora uma estabilização no mercado, depois do mundo ter voltado à normalidade e das pessoas deixarem o isolamento. No entanto, a indústria saiu reforçada neste final do ano com o lançamento de novas plataformas de jogos (com nova geração de consoles).
“A pandemia apenas acelerou aquilo que o futuro já nos ia trazer, seja a forma como as pessoas se unem e partilham experiências, ultrapassando o medo da doença” destaca a executiva da Electronic Arts.
“As pessoas gostam de estar em casa e estão motivadas a trabalhar”
Sobre o lançamento dos novos consoles da Microsoft e Sony, que considera ser sempre um grande momento para a indústria, destaca a qualidade gráfica dos novos jogos, e mais experiência e a jogabilidade, a escala dos mundos, a fluidez das imagens, que contribuem para a qualidade geral desta nova geração. E na sua opinião, se os jogadores ganham, toda a indústria ganha.
E comparado com a indústria do cinema, enquanto os estúdios procuram lançar o máximo de jogos possíveis, e no caso da Electronic Arts que lançou oito novos títulos desde março, a indústria de Hollywood tem adiado os seus principais filmes, como por exemplo 007 James Bond: No Time To Die. A Disney que durante um tempo não sabia o que fazer com Mulan, e no geral, os cinemas estão “parados”.
FUTURO DO MERCADO DE GAMES
O Mobile tem aberto mais oportunidades de negócio e salienta que o público-alvo está dividido 50/50 entre homens e mulheres. E como criadora, pensa que o futuro dos jogos para smartphones é a área com maior potencial para crescer.
E sobre o Cloud Gaming Streaming (CGS)? A experiência de acessar imediatamente aos jogos e conseguir em poucos segundos estar ligado aos seus amigos, seja em casa ou num quarto de hotel, sem a necessidade de hardware, é algo que a deixa bastante entusiasmada. Ainda assim, entende que a estabilidade e fidelidade oferecida pelo cloud gaming ainda não está pronto:
“Mas vamos lá chegar muito em breve”
“É como ir ao cinema, o som ambiente, a qualidade da imagem numa sala de cinema está longe de ser atingida em casa, sobretudo quando vemos um filme num smartphone, ainda demorará, mas um dia vai chegar lá”.
Sobre o futuro do gaming baseado em Ralidade Virtual, defende que a imersão é algo sem precedentes e a
empresa está a apoiar o formato, e este ano lançou dois jogos, Star Wars: Squadrons e o novo Medal of
Honor: Above and Beyond (este em exclusivo para VR).
A longevidade necessária para os jogos ainda é algo que limita as experiências, mas considera que as
futuras gerações de hardware vão quebrar essa mesma barreira. Star Wars: Squadrons foi bastante
elogiado pela qualidade da experiência oferecida no campo VR.
Questionada pelo que nos reserva o futuro do gaming em geral, Laura Miele afirma que uma área que
mais a deixa entusiasmada é aquela em que os jogadores mais se envolvem no próprio mundo e possam
moldar a sua experiência para além do que os criadores oferecem, algo que já conseguiu com o The Sims.
Espera que no futuro haja mais experiências criadas pelos jfonteogadores, sejam pistas de jogos de carros onde
podem convidar os amigos ou mundos que ofereçam as ferramentas para os jogadores criarem,
literalmente tudo.
fonte. https://websummit.com/