- Shoujo: Animes voltados para o público feminino jovem. Normalmente são romances com dramas e coisas fofas e românticas ao extremo
- Josei: Voltado para mulheres mais velhas. Foca-se em histórias e experiências de mulheres japonesas, abordando o romance de uma forma mais realista do que os animes shoujos.
- Shonen: Animes voltados para o público masculino jovem. Eles são de ação e lutas.
- Seinen: Os homens mais velhos são o público alvo desse gênero. Os temas tratam-se de assuntos mais sérios e pesados, da realidade.
- Gender Bender: Personagens do sexo masculino se vestem e se comportam como garotas e personagens do sexo feminino se vestem e se comportam como garotos. Não são todas as personagens que são assim, mas essa troca gera humor no enredo.
- Ecchi: normalmente, Não possuem um enredo bom durante a história, ele foca em cenas eróticas de garotas. Seria uma prévia para o hentai. São cenas, mas sem sexo explícito.
- Shoujo-ai: Animes que lidam com romance entre garotas, mas sem cenas de sexo explícito.
- Shonen-ai: Seria como os shoujos-ai, mas no caso, o romance acontece entre dois homens e, também, sem cenas explícitas de sexo.
- Hentai: Seria um ecchi com cenas de sexo, pornografia, e com humor também. No Japão o termo pode ser Ero ou Poruno. Dentro do abrangente mundo do hentai há algumas classificações especiais de acordo com o tem.
- Smut: Romances com cenas de sexo, normalmente voltado para garotas.
- Yuri: Animes hentais com cenas de sexo entre duas garotas. Pode haver alguma censura, normalmente as cenas são explícitas.
- Yaoi: Versão masculina do Yuri. Mostra cenas de sexo entre homens. Pode haver alguma censura.
- Bara Yaoi: Diferente de que algumas pessoas pensam, o Yaoi não foi feito por gays, e sim por mulheres que curtem essa fantasia sexual. Por ele ser feito para o público Feminino, ele é bem mais fofo que a realidade.
- Bara: Esse sim foi criado por Gays e para os Gays, mostrando mais a realidade sexual entre homens. Ele não é fofo, nem gracioso, não há censura e as cenas de sexo são mais exageradas que o Yaoi.
- Lemon: É um Yaoi onde há cenas de sexo explícito sem Nenhuma censura, tipo, nada mesmo.
Dark Lemon/Hard Yaoi: Cenas sexuais entre homens são mais pesadas e pode conter estupros.
- Futanari: Este tipo de anime hentai possui uma característica bem (estranha) diferente. Nele aparece mulheres com órgãos genitais masculinos, ou mulheres com ambos os sexos - hermafrodita.
- Shotacon: Animes/mangás/jogos que possuem cenas de sexo com um homem mais velho (ou, em casos raros, uma mulher mais velha) e uma criança do sexo masculino. O garotinho deve ter traços físicos infantis, mas não necessariamente a mente de uma criança. Vocês devem estar pensando: "Isso é pedofilia!", mas não! No Japão é completamente legal esse tipo de coisa se Não acontecer com crianças de Verdade. Sinistro, não?!
Lolicon: É um termo em inglês para complexo de lolita e no Japão a palavra é usada para pedofilia. mas no Brasil (e em outros países, obviamente) é um termo usado para falar de animes e mangás que mostra garotas menores de idade em cenas de sexo com um adulto. É como o Shotacon.
- Mecha: São animes onde a história tem robôs gigantes.
Gore: Animes Gore contém muito sangue e violência, a maioria possuem classificação indicativa de 18+. A história normalmente é sombria e os fatos se desenvolvem sempre com sangue no meio.
- Sci-Fi: Ficção Científica.
- Visual Novel: Visual Novel é um gênero de jogo japonês. Ele é parado, com pouca ação e a jogabilidade é quase sempre limitada com muitos diálogos. Dentre esses diálogos, há perguntas com múltipla escolha, em que o rumo da história muda de acordo com a resposta do jogador.
- Paródia ou Aniparô: Animes que fazem paródia de outros animes/mangás.
- Kemono: Animes para crianças, historinhas infantis
- Harém: Animes onde o personagem principal é rodeado por pessoas do sexo oposto, ou seja, um garoto rodeado por garotas (bonitas, obviamente) ou uma garota rodeada por garotos bonitos.
Os seguintes 2 termos não são exatamente Gêneros, mas aparecem em alguns animes.
- Bishounen: Em japonês significa garoto bonito, termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.
- Bishoujo: Em japonês significa garota bonita, termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.
font. wikipedia.org e sites de busca de animes